Avaliação Neuropsicológica para crianças, adultos e idosos

Exame complementar que tem como objetivo investigar as forças e fragilidades cognitivas, interacionais e funcionais de crianças, adolescentes, adultos e idosos, para redirecionamento e priorização das intervenções clínicas, pedagógicas, psicoterapêuticas e ocupacionais, garantindo minimização, superação ou compensação dos déficits.

Reabilitação Neuropsicológica e Treino Cognitivo

Elaboração de Programas de Reabilitação Neuropsicológica para as funções cognitivas: linguagem, funções executivas e atencionais, memória, percepção e visuo construção.
Cogmed: reabilitação da memória operacional, por meio de programa computadorizado, constituído de treino cognitivo sequencial, com evidências científicas de eficácia na estimulação e formação de novas redes neurais, relacionadas aos processos atencionais e funções executivas.

 

 

Orientação Vocacional individual ou em grupo

Orientação, Planejamento e redirecionamento de carreira para profissionais.
Orientação vocacional individual e grupal, para levantamento de aptidões e potencialidades. O processo, constituído por anamnese, sondagem de interesses acadêmico-culturais, análise de caracteres, traços pessoais, perfil de personalidade e preferências ocupacionais, tem como objetivo auxiliar jovens e adultos na escolha das áreas que coadunam com suas inclinações conscientes e latentes.

Psicoterapia Individual

Para todos os públicos: crianças, adolescentes e adultos.

Terapia Cognitiva Comportamental com crianças e adolescentes

Terapia fundamentada em modelos cognitivos e comportamentais. Trata-se de uma abordagem específica, breve, baseada em evidências científicas e focada no problema atual do paciente. A TCC demonstra que somos afetados pela interpretação que fazemos dos acontecimentos e não pelos fatos em si. Os resultados dessa abordagem no tratamento de ansiedade, depressão, problemas sociais e autorregulação emocional, mostram-se efetivos.

Protocolo TRI – Terapia de Reciclagem Infantil

Atendimento de crianças e adolescentes para tratamento de transtornos internalizantes (ansiedade, depressão), externalizantes (comportamentos disruptivos) e interacionais (sociais), por meio de intervenções bem estruturadas que têm se mostrado essenciais para garantir eficácia e tempo abreviado de psicoterapia. A superação de dificuldades e embates, durante a infância e adolescência, representa importante fator de proteção ao desenvolvimento saudável e variável de peso a formação de adultos resilientes.

A T.R.I. – Terapia de Reciclagem Infantil – consiste num protocolo de terapia, que conduz a criança à identificação, autorregulação e equilíbrio das emoções, por meio de atividades realizadas durante as sessões e reforçadas em ambiente familiar. O acrônimo – Trabalhe as suas Emoções; Recicle os seus Pensamentos e Inove os seus Comportamentos, é trabalhado como tema transversal.
O protocolo T.R.I, desenvolvido pelos psicólogos Renato Caminha e Marina Caminha, apresenta duas modalidades de intervenção: a primeira utilizada para o tratamento e intervenção em contextos clínicos como depressão e ansiedade; e a segunda, como instrumento preventivo para atuação junto a grupos em instituições escolares, postos de saúde ou comunidades.

Treino de habilidades sociais e emocionais

Facilitadoras do método Friends no Brasil: programa australiano voltado à promoção de saúde emocional e desenvolvimento de habilidades sociais.

  • Eficaz na prevenção de transtornos internalizantes como ansiedade e depressão, embasado em evidências científicas.

  • Constituído por 14 sessões semanais em grupo, para treino e aprendizagem de habilidades socioemocionais para a vida.

  • Destinado a quatro faixas etárias: crianças de 4 a 7 anos; 8 a 12 anos; 13 – 15 anos e adultos. De forma agradável e lúdica as crianças aprendem a identificar e autorregular as emoções. Desenvolvem habilidades importantes à manutenção de relações interpessoais saudáveis e harmoniosas. Exercitam modelos de vida mais saudáveis, por meio de conscientização, acerca da importância da alimentação, sono, atividades ao ar livre e prática esportiva, para o alcance do bem-estar.

  • Os adolescentes e adultos podem, através das vivências e dinâmicas trabalhadas em grupo, estabelecer metas e objetivos, que visam aumentar a satisfação com a vida.

Treinamento de Pais pelo “PQIF – PROGRAMA DE QUALIDADE NA INTERAÇÃO FAMILIAR”

  • Programa constituído de 8 encontros com grupos de pais para treinamento, aprimoramento e desenvolvimento de habilidades para educação dos filhos;

  • Por meio de técnicas e dinâmicas, os pais são convidados a refletir sobre maneiras de transformar problemas difíceis, envolvendo relacionamento familiar e educação dos filhos, em etapas alcançáveis.

 

Scroll Up
http://espacovidaplena.com/wp-includes/js/swfupload/plugins